segunda-feira, 24 de novembro de 2008

MARKETING ENGANA MENINOS




Que levante o dedo aquele que nunca ouviu falar do Noddy. Já sabia... Tinha que ser aquele indivíduo no fundo da sala a colocar o dito em riste! Outra vez aquele senhor, o tal que nos casamentos lá da freguesia aparece na Cerimónia sem ser convidado apenas para levantar o dedo quando o Reverendo pergunta se alguém tem alguma coisa a opor! Mas que raio, será que o gajo não se cala para sempre!!!


De qualquer forma cá vai, o Noddy é uma personagem do imaginário infantil que “passa a maior parte do seu tempo com os seus amigos da Cidade dos Brinquedos – jogando, rindo e aprendendo sobre o mundo que os rodeia”. Acontece que esta figura exemplar para as crianças e grande percursor dos valores e da moral não passa no fundo de um grande irresponsável. Sim, eu disse irresponsável. As crianças que me perdoem esta infâmia mas perante uma fraude deste calibre não poderia eu, em consciência, ficar calado. Acresce a esta qualificação, e porque um mal nunca vem só, a incompetência do Orelhas. O Orelhas acredito que alguns não conheçam, outros recordando uma tarja desfraldada em plena bancada do Estádio da Luz por uma escritora de sucesso pensarão no Luis Filipe. Porém o Orelhas, o do Noddy, é “o velho gnomo bondoso, com conselhos sensatos. O Orelhas é uma figura “crescida”', sábia e alegre – acessível, tranquilizador e sempre feliz em ajudar a resolver os assuntos ou a explicar uma situação complicada”. A parte do velho gnomo bondoso até posso aceitar mas mais do que isso é abuso. Abuso porque se o Noddy está em fase de aprendizagem o Orelhas devia cumprir de melhor forma a função para que foi concebido.

A verdade é que o Orelhas, figura criada para explicar a um par de burros animados coisas da vida, só tem duas opções ou explica ou então, aproveitando o facto de ser velho, morre. Agora o que é factual é que não existe 3ª hipótese.


O que também não pode acontecer é ver o Noddy a pilotar um avião e a olhar para o lado. Ainda por cima dentro do Centro Comercial com pessoas a circular a toda a hora. Se é para isto que querem o coitadito inscrevam-no na Al-Qaeda, já que é para mandar o avião ao tapete…Agora não façam deste ícone da irresponsabilidade figura de culto do Canal 2, promotor do Bimbo e vendedor de Puzzles da Majora!


Todos sabemos como funciona a Sociedade de Consumo em que vivemos: reage a estímulos, compra de forma desmedida, cria obsessões, etc. Com semelhante protagonismo importa desde logo alertar os mais incautos para um conjunto de questões, relacionadas com o rapaz, que a meu ver são pertinentes e podem marcar as gerações vindouras. Desde logo a idade do indivíduo, porque ou ele é maior de idade e pode conduzir aviões e automóvel (desta aberração falarei adiante), ou então estamos perante mais uma má influência para as nossas crianças.


Em segundo lugar, o vestuário, aqui a vergonha é completa. Ou será que eu sou o único que acho aquelas roupas um pouco gays? Nem vou perder tempo com os sapatos vermelhos de meio metro, com os calções e com a camisola. Fico-me apenas pelo lenço ao pescoço, é verdade, o Noddy caso ainda não tenham reparado usa um lenço no pescoço. A única coisa que também aparece na TV com um lenço no pescoço é o Zé de Castelo Branco, mas tudo bem o filho é vosso e cada um dá os exemplos que acha apropriados. Uma nota ainda para o gorro (a cereja em cima do bolo). Será que o Noddy nunca o tira? Parece-me que não! Ou seja: mal-educado, pelo menos quando entra na casa das pessoas devia tirá-lo; estúpido, no verão acho que um gorro não fica muito bem; e porco, ou será que ele não liberta suor quando está um calor dos diabos.

Por fim temos o famoso automóvel amarelo, ora quanto a isto importa questionar o seguinte: quantas pessoas conhecem com um carro amarelo? Na minha terra aqueles que tem um carro amarelo são geralmente apelidados de “parolos”. Mas mais uma vez o filho é vosso!

Digam lá que o Noddy não é um exemplo do Marketing de sucesso!




1 comentário:

Guilherme de Carmo disse...

Abram als pó... zlainzelinez!
Nunca tinha pensado nisso.. boa analise!
O Noddy é um imbecil...