quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O CASAL DO ANO

Todos nós já nos deparamos na vida com aquela situação, que pelo seu dramatismo e respectiva carga psicológica assume dimensões brutais e deixa marcas duradouras nas profundezas da nossa alma. Falo-vos como é óbvio do momento em que, com a vitória á vista, somos ultrapassados na recta da meta. Muitos afirmarão que existem situações muito piores! Mas esses, a única coisa que conhecem do primeiro lugar é o rabinho de tal classificado…

Na verdade, as repercussões de uma derrota deste calibre, pode influenciar toda uma vida. O meu amigo X que sobe ao altar (se não for ultrapassado na recta da meta) por estes dias ficou a saber recentemente que lhe acabava de escapar, a ele é à sua prometida, o título de Casal do Ano. E como ele ambicionava esse título, lembro-me daquele dia em que enquanto degustava uma empada e bebia uma tacinha dizia com aquele brilho nos olhos: “ Este já não me escapa, vou marcar a sessão fotográfica com a Caras”.

Acontece que o tão desejado título escapou mesmo. O X foi ultrapassado na linha da meta, pelo casal formado por uma égua do rio e um plagiador pimba. Para aqueles mais distraídos cabe-me informar que me refiro à Popota e ao Tony Carreira.

Uma derrota é sempre uma derrota mas perder assim custa muito. Lembro-me que quando era mais novo e a bola era minha podia sempre pegar na bola e ir para casa, mas agora, e perante uma coisa assim o que poderia o X fazer? Exactamente! Não podia fazer nada.

Este ataque foi feroz e muito bem orquestrado por uma cadeia de hipermercados em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa, e como se não bastasse com a ajuda de um Canal de Televisão. Confesso que o princípio orientador deste ataque, o apoio aos seniores, é de louvar, mas podiam ter feito as coisas de outra forma.

Desde logo importa questionar a ideia base de tudo isto. Porque será que juntaram uma égua do rio e o Tony para a edição deste CD? Bem sei que por cada CD vendido reverte 1€ para a referida causa, mas não seria mais vantajoso ameaçar os portugueses, obrigando-os a contribuir, com a edição do tal CD. Julgo que sim! Ora pensem lá: “Ou você contribui com 1€ ou fazemos um CD com uma égua do rio e o Tony Carreira!!!” Pessoalmente, acho que renderia mais mas isso sou eu que prefiro música.

Analisemos agora o processo de escolha do Casal. Tenho uns amigos que fumam umas cenas que, reflectindo com seriedade, eram bem capazes de se lembrarem desta dupla. Mas, isso são eles que por acaso também gostam de música. Agora, tenho ideia que neste caso existiu um conjunto de pessoas, com um chorudo ordenado, que sonhava ser possível juntar duas figuras que “vendessem” a causa. No fim de um longo processo criativo a magnifica decisão que todos conhecemos. Por vezes mais vale fazer como os meus amigos e fumar umas cenas!

Nos últimos dias, e apesar do generoso subsídio de desemprego dos portugueses, e da normalidade com que decorre a governação e a justiça deste país, tenho adormecido com bastante dificuldade com algumas perguntas que me atormentam: A Popota e o Tony?Será que foi engano? Não consigo explicar.

Tenho concentrado todas as minha forças na busca de uma razão lógica que explique porque é que na tentativa de angariar donativos se junta uma égua do rio, gorda e quase nua, que quando defeca abana o rabo para melhor espalhar a cena e um cantor pimba cada vez mais conhecido pelas traduções musicais que tem feito. Eu ia jurar que a ideia era fazer uma campanha de sucesso. É que se objectivo não é o sucesso, estão os criativos de parabéns. Consigo imaginar o Tony e as suas músicas lado a lado com a égua sempre a dar ao rabo. Consigo imaginar a égua gorda e quase nua a tropeçar e a esmagar o artista. Consigo imaginar a égua a curtir o som do Tony. Consigo até imaginar as noites loucas e de infindável prazer entre os 2. Agora uma Campanha de Solidariedade!!! Desculpa X mas desta nem os meus amigos se lembravam…




1 comentário:

Anónimo disse...

Depois de ti.. mais nada!

Tony for ever..