segunda-feira, 2 de março de 2009

COISAS HORRIBILIS

Algo me diz que ninguém sentiu a falta dos meus posts durante os últimos tempos. Mas caso exista alguém suficientemente bondoso, que por não ter nada para fazer tenha reparado na minha ausência, essa única pessoa, mais do que ninguém merece uma satisfação. A verdade é que atravessei um período de “coma profundo”. E digo mais, nem sei se as aspas serão necessárias. Efectivamente o que me aconteceu é mesmo muito grave e passo a explicar: vi as duas novas estátuas de Viana do Castelo!


Para quem não sabe refiro-me aos conjuntos escultóricos, estrategicamente colocados na Praça da República e no Largo de São Domingos. Mas vamos por partes: no Largo de São Domingos encontramos o Frei Bartolomeu dos Mártires em cima da sua burra, conjunto que por sua vez se encontra em cima de um calhau de 3 metros. Não quero, nem vou discutir a História e as Benfeitorias do Arcebispo Santo, pai dos pobres e dos enfermos, mas desde logo não me parece que colocar alguém que queremos recordar em cima de uma burra e por sua vez em cima de um calhau gigantesco seja a melhor das homenagens. Existem ainda 2 pontos que importa destacar: em primeiro lugar será que só eu é que reparei que o Senhor se senta de lado? Mas isso não é para as mulheres? Ou será que estamos perante uma fraude sexual? Em segundo lugar devo destacar aquilo que mais comentários suscita aos Vianenses que por ali circulam. Desenganem-se os que pensam que me refiro ao escultor, falo-vos como é óbvio do rasgo vaginal do animal. Muito grande!!! Por tudo isto vos digo que desde a célebre "Mula da Cooperativa" eternizada pelo saudoso Maximiano de Sousa (Max para os amigos) que um similar de burro não causava tanto furor no meio artístico Vianense!



Eis que chegamos à Praça da República. Aqui o espectáculo continua com esse célebre e destemido Vianense, Diogo Alvares Correia de seu nome, conhecido por Caramuru. Célebre? Destemido? Nahhhh!!! Uma pesquisa rápida no mundo virtual diz-nos que o Diogo deu nas vistas quando depois de naufragar (o que não é para todos) usou uma pistola para matar um pássaro. Resultado: tinha poderes divinos! Troféu: a filha do Chefe da Tribo, agora conhecida por Paraguaçu. Dizem ainda que o Diogo foi importante na miscigenação que caracteriza a nação brasileira. Claro!!! E depois de tanto intercâmbio ficou com a gorda que vemos na Praça? Não estou ainda propriamente convencido da importância do Diogo. Mas não sou o único. Recentemente um amigo, talvez recordando os tons loiros do cabelo do Homem, dizia que aquilo era uma homenagem não ao Diogo mas ao Abel Xavier. O que também não me parece. Não me conseguem convencer que um cidadão do mundo como o Abel Xavier tenha escolhido a cidade de Viana do Castelo para terminar os seus dias. E não me venham com a história que Viana é uma cidade de paixões. Já viram bem os glúteos e os abdominais da gorda? Ele joga futebol e tem dinheiro! Se precisasse assim tanto pagava...



Para terminar vou falar simplesmente da beleza das estátuas. Não vou nada!!! Tou a brincar!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Voltaste e voltaste com força. Então o gajo matou um pássaro? Imagino se tive sido um gambozino... que homenagem lhe fariam? Nem quero imaginar!...

Anónimo disse...

que Bartolomeu andasse de burra tudo bem, que a burra tivesse a snisga entumescida.., ok. Agora pensem: o burra tem a crica arreganhada e o Bartolomeu vai sentado de lado, terão sido apanhados os dois por um mancho no caminho???
Sobre o Caramuru n digo (quase) nada, como é que um gajo, acabado de naufragar, consegue matar um pássaro com a pólvora molhada....

Anónimo disse...

n viste a reportagem sobre esse """belo""" monumento na sic?? deu hoje jornal da tarde.
Defensor, fazes mt coisa bem feita, mas aqui borraste a pintura toda, que coisa askerosa